"As coisas sagradas são aquelas que protegem e isolam-se das coisas mundanas são aquelas que se aplicam estas restrições e deve ficar longe desses. A relação (ou de oposição, ambivalência) entre o Sagrado e o Profano é a essência da religião. " (Durkheim)
"O sagrado é o respeito pela vida Espiritualidade é o respeito ao essencial: Amar a vida, amar toda a vida" (Bruno San Marco)
“Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo”. (Salmo 27.4)
Quando criança aprendi este versículo e ele me sugeria que jamais deveríamos abandonar o templo. Que ali encontraríamos com Deus, e ali podíamos conversar com Deus. Que todas as vezes que tivéssemos que escolher entre ir ao templo ou ir a qualquer outro lugar, o templo deveria ter a primazia. Aprendíamos que o dia de ser ao templo, era também sagrado, e naquele dia todas a nossa atenção e criatividade, atividade, e porque não a “vaidade”. Eram canalizadas para o templo. Portanto o templo tinha um lugar de suprema importância em nossa vida. Em nosso imaginário, o templo era sagrado, tudo o que ali se fizesse, seria revestido de sacralidade, para estar ali teríamos que estar igualmente santificados, e se assim não fosse, ali teríamos a oportunidade de nos santificarmos. Ensinavam-nos que tínhamos que ter um dia para “servir” ao Senhor, com nosso culto e adoração, louvor e petições. Porém, na pratica, ir ao templo era como ter privilégio de receber a (re)purificação da alma e consciência. O templo ao mesmo tempo que encantava e atraia, nos alegria e prazer, também nos atemorizava. Era um lugar santo demais, (acho até que por isso, muitos não se sentem dignos de adentrá-lo sem reservas)
Essas coisas fazem parte de nosso imaginário, não há como escapar, somos um povo religioso, gostamos de ter uma religião, sem ela uma pessoa estará “perdida”, para alguns, irremediavelmente perdida. O templo, na terra, é o veiculo da fé. É preciso ir ao templo! É fácil confundir: Qual é o objeto de adoração e devoção? O Deus único e verdadeiro, ou ao templo?
Nesse ponto me foi ensinado que o templo jamais devria ser ensinado, mas, sim o DEUS ETERNO criador e sustentador da vida, somente Ele adorarás... Mas o templo continuava sendo um lugar bom a ser preferido sempre. Aprendi também, na Biblia, como o templo era a representação de um lugar seguro, veja por exemplo o verso: “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha”.(Salmos 27:5). Então todas as vezes que ameaçavas me sobrevierem, o templo seria meu lugar de refugio, e ali, na casa do Pai Eterno, eu estaria a salvo. E quantas vezes, diante de minhas inseguranças, na minha infantilidade, desejei mudar-me, literalmente, para o templo, então, pensava se isto fosse possível?!... Soava quase como uma maldade, o não poder mudar-me para o templo e proteger-me das ameaças da vida. Será que este também era o sentimento do salmista ao escrever: “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo”. (Salmo 27.4)
Não sei ao certo. O que sei é que o templo pra mim era revestido de uma aura divina. Estar no templo era algo inexplicável, maravilhoso, especialmente prazeroso, estranhamente um lugar seguro.
Quando criança, ao fazer traquinagens, o primeiro pensamento que me ocorria era preciso de ir ao templo. Literalmente o templo era o meu esconderijo secreto. Deus o Pai Celeste, estava ali, e Ele era mais poderoso, mais forte, e mais amoroso que o meu Pai da terra. Ele me protegeria. Cresci e envelheci, mas o templo continua a ser o meu lugar seguro.
É para lá que vou todas as vezes que a adversidade bate a minha porta. Então corro em busca de proteção e consolo e sabedoria. É para lá que vou todas as vezes que a felicidade me encontra, então me volto para Deus com o coração agradecido.
É para lá que vou quando, apenas, quero estar no aconchego do Pai. Ele enxuga as lágrimas, preenche os meus vazios, estabelece a paz, derrama de seu amor, me dá a sua luz, me alimenta com o pão e com o vinho, derrama sobre minha alma, a água fresca, e sobre tudo, ele me garante a vitória sobre, as tentações e as provações. Ele me prometeu me levar para sua casa definitivamente, por toda a eternidade, quando meus dias aqui se findarem.
Ali eu posso encontrar com o Pai Celeste, e Ele é o Todo-Poderoso, há de me proteger, porem não preciso mais mudar-me para o templo. Ele há de me consolar, confortar, me iluminar, me orientar, e me ensinar e me revelar todas as coisas que preciso saber , enfim Ele me exaltará diante dos meus inimigos. Eu amo a casa do meu Pai, é um lugar incomparavelmente bom.
Que seja assim pra você também.
***
"Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus.
O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração". (http://www.vivos.com.br/317.htm)
átrio - (latim atrium, -i)
1. Espaço compreendido entre a porta da rua e a escada ou as portas que dão ingresso ao interior de uma casa ou edifício. =entrada, vestíbulo
2. Pátio, saguão.
3. Espaço defeso, na frente dos edifícios.
Veja abaixo, uma pequena seleção de versículos lindos sobre o templo
Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. (Salmo 65.4)
O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.(Salmos 11:4)
Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. (Salmos 18:6)
Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.(Salmo 27.4)
Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao SENHOR. (Salmos 134:2)
Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. (Salmos 20:2)
Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. (Salmos 96:8)
Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! (Salmos 84:1)
Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. (Salmos 92:13)
Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. (Salmos 96:8)
Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, (Salmos 116:18)
Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. (Salmos 150:1)
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. (Salmos 100:4)
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. (Salmos 43:3)
O Deus, tu és tremendo desde os teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus! (Salmos 68:35)
Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha. (Salmos 27:5)
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. (Salmos 84:10)