Salmo 1
1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.4. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Quando éramos crianças, morávamos longe da escola, se estivesse quente, ficamos suados e cansados, mas havia no caminho, perto de um riacho, uma grande árvore que fazia uma sombra muito boa, nela havia frutos. Naquela árvore havia pássaros que se aninhavam e se alimentavam de seus frutos. Ali fazíamos uma parada, lavávamos o rosto e às vezes os pés, comíamos de seus frutos, descansávamos um pouco ... e continuávamos. Aquele lugar estava para nós como o “ponto de apoio” está para os corredores.
Quando leio o verso três do salmo Primeiro, imediatamente me vem à lembrança aquela imagem, aquele lugar aprazível, revigorante e aconchegante. Acredito que o salmista ao fazer esta comparação ele quer dizer: Seja uma árvore, com bons frutos, tenha o que oferecer aos cansados e famintos neste mundo, seja agradável, aconchegante.
Porém jamais seremos assim, se não seguirmos as primeiras orientações: Jamais se orientar por conselhos errados, jamais se interessar pelas praticas dos pecadores, ou se acomodar entre os escarnecedores das coisas do Senhor.
A maneira de ser um abençoador: “o ponto de apoio” para os “corredores” da vida, os caminhantes, os solitários, os cansados e desvalidos, é ter prazer em tudo o que diz respeito ao Senhor, seus ensinos, suas leis, sua companhia. Continuamente meditar: ser abençoado, alimentado, absolvendo, aprendendo, apreendendo seus ensinos, sua Lei. Até que sua vontade e seu querer estejam completamente entranhados no ser.Então seremos também, prósperos em tudo o que realizarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário