Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

SEGUIR A JESUS É ESQUECER-SE DE SI MESMO



 Jesus lhes disse: Vinde APÓS MIM 
e eu farei que sejais pescadores de homens" [Marcos 1.15]. 





Pescar: Ação de extrair organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram.
Pescar homens no mar da vida era a proposta de Jesus para aqueles homens: "Não seria uma pesca com redes. As redes eles deixaram para trás. Não era para saírem por aí aprisionando pessoas, mas libertando. Andar com Jesus faria deles iscas vivas. Eles deviam levar o sabor e a fragrância de Jesus por onde quer que fossem.

O pescador vai onde o pescado está, corre riscos e não faz barulho para não chamar a atenção para si. (Mario Persona)

PESCADOR E SEGUIDOR: Porém é interessante notar que, só se torna pescador de homens aquele que segue a APÓS Jesus. Seguir a Jesus não é o mesmo que seguir a uma igreja, ou a uma orientação teológica. Jesus não fundou igreja nem criou teologia. "Para ele importava fazer a vontade do Pai" [João 6.38] Jesus fazia assim, porque se importava com Seu amor por Ele, vejam a afirmação: Por isso é que meu Pai me ama, [João 10.17a] mas também afirma que: “... o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus”. [João 16:27]. Pela lógica, se amamos a Jesus, pelo fato de Ele ser o nosso Salvador. Também devemos amar a Deus, o Pai, que o enviou. Logo se amamos a Deus e amamos a Jesus, é natural que esse amor, nos constranja a amar o seu projeto, a nos ocuparmos com ele em detrimento dos outros interesses pessoais. 

ILUSTRAÇÃO OPORTUNA: Certa vez assisti a um filme, cujo enredo se desenrolava em torno de um menino que tinha aptidão para musica. O musico que o descobriu, falou-lhe: você pode se tornar um grande musico, e ganhar muito dinheiro, mas deve dedicar-se aos estudos da musica. Deve estar disposto a dedicar-se; então, perguntou-lhe: 
- "Você ama a musica?" e o menino de sete anos respondeu. - "Sim, eu amo". 
- "O quanto você ama a musica?" - "Eu amo muito". 
- "Ama a musica mais que a própria comida?" - "Sim, eu amo".
Esse breve diálogo, fez-me lembrar de Jesus, quando em serviço, num dia bastante atarefado, os discípulos preocupados com seu bem estar insistiam para que ele comesse algo, conforme relato no Evangelho de João: "Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: Mestre, come alguma coisa". A resposta dele foi: "... "Tenho algo para comer que vocês não conhecem". Os discípulos não entenderam, e pesaram que Jesus tivesse algo guardado. " Então os seus discípulos disseram uns aos outros: "Será que alguém lhe trouxe comida? Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra”. [João 4:31-34] Ou seja, Jesus amava mais a obra de Deus na terra do que a própria comida ou sustento.

AMAR A DEUS - UMA PRIORIDADE - Se o alimento pode ficar em segundo plano, por amor a obra do Senhor, todas as demais coisas, também. Este episódio nos remete a outra situação em que Jesus ensina sobre o desprender-se das preocupações com a vida, dizendo: "Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33. De onde se conclui que quem quer seguir a Jesus e fazer a obra de Deus na Terra em prol de tornar conhecido o amor de Deus a todas as pessoas, tem que necessariamente dar prioridade aos interesses da causa de Deus. Seguir o exemplo de Jesus, no quesito “desprendimento”.

SENHOR X SENHOR Há uma grande diferença entre o Senhor Jesus e um senhor da terra. Tomemos por exemplo aquele musico. Ele descobriu o talento do menino para a musica, se apoderou dele, “investiu” em sua formação, mas o explorava. Pelo fato de ter investiu nele, agora o menino devia trabalhar para ele. Com o Senhor Jesus não é assim. A Bíblia diz: “ Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado".  2 Crônicas 15:7 e Jesus também afirmou: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. (Mateus 6:33)

CONTINUANDO A MISSÃO DO MESTRE: A missão de Jesus era 'salvar' pessoas. Se o amamos e queremos segui-lo, essa também deve ser nossa missão. Sobre este assunto Wesley conclamava seus pastores: "Vocês não tem nada a fazer, senão salvar almas. Portanto, gastem tempo e sejam gastos nessa obra. Devem ir sempre não apenas ao encontro dos que precisam de vocês, mas principalmente daqueles que mais necessitam de vocês".

ORAÇÃO: Que nestes dias de ardor missionário, como filhos e filhas que te amam, discípulos e discípulas de Jesus Cristo – o Teu Filho – Nosso Salvador, possamos nos encontrar habilitados para a obra para a qual nos convocas. Dá-nos um espírito desprendido, desembaraçado de qualquer interesse que se sobreponha à Tua obra no mundo a partir de nós. Dá-nos habilidade adequada ao serviço que nos propões. Possamos segui-lo de tal modo que, no último dia possamos ser contados com os servos "bons e fiéis". Em nome de Jesus Cristo, oramos Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário